O que é necessário na formação de um empreendedor?

O que é necessário na formação de um empreendedor?


Criar, planejar, gerir, inovar e avaliar. Essas são apenas algumas das funções de um empreendedor. Para desempenhar um bom papel em cada uma delas, e conseguir transformar projetos em negócios valorosos e rentáveis, é fundamental ter conhecimento técnico e domínio prático em diversas áreas.

Como essas habilidades não são obtidas da noite para o dia, o empreendedor precisa procurar conhecimento com as pessoas e instituições certas, prezando por informação de qualidade e aplicabilidade do conteúdo.

Você já está com o seu projeto em mãos ou tem planos de iniciar uma nova empresa? Então continue conosco na leitura e conheça as principais competências e habilidades necessárias para ser um ótimo empreendedor.

 

Por que empreender?

1 – Independência profissional: Ser o seu próprio chefe. Esse é um dos principais motivos para os brasileiros procurarem o empreendedorismo. A autonomia em tomar as próprias decisões de uma empresa, está acompanhada da responsabilidade pelos seus resultados e gestão de quem trabalha no negócio.

2 – Flexibilidade: O modelo de trabalho de oito horas por dia, presencialmente e de segunda à sexta – algumas vezes no sábado – não é o ideal para todo mundo. Existem profissionais que são mais produtivos nos horários noturnos, ou preferem trabalhar em home office. Se você é desse tipo, a flexibilidade sem dúvida é um dos motivos para empreender.

3 – Aumento de patrimônio: Não existem limites para os ganhos financeiros ao empreender. 54,7% dos bilionários do mundo conquistaram a sua fortuna do zero, empreendendo de forma inteligente e assertiva. Não esqueça, que assim como você deseja ter altos ganhos com o seu empreendimento, seus funcionários também precisam receber bons pagamentos para aumentar desenvolver as suas habilidades e ter a motivação diária de trabalho. 

Práticas predatórias de lucro, priorizando a vida pessoal em relação a empresa, são péssimas escolhas para empreendedores que pensam a longo prazo e com responsabilidade social.

 4 – Realização pessoal: Todos os motivos citados até agora convergem para um mesmo ponto: a sua realização pessoal. E essa realização pessoal não se resume em poder empilhar conquistas financeiras ou trabalhar onde e como você quiser, mas também em influenciar positivamente a sociedade. Você é vegano? Então por que não empreender com uma marca de produtos para esse público? Está engajado com a proteção ambiental? O mercado de sustentabilidade está cheio de oportunidades.

O empreendedorismo significa ter a liberdade de trabalhar com aquilo que você acredita, a realização pessoal em todos os dias investir o seu tempo e energia em algo com um grande significado para você é única. 

 

Quais são as funções de um empreendedor? 

Como já dito, as funções e responsabilidades de um empreendedor não são poucas, porém a maioria delas pode ser redistribuída de alguma forma. 

No começo, você pode ser o responsável pelas redes sociais do seu negócio, por exemplo. Porém é natural que, com o passar do tempo, conforme seu negócio tome forma e tenha mais recursos, a opção seja por contratar um especialista na área, até para que você se dedique a outra frente da empresa.

Assim, você distribui o seu tempo e foca em áreas onde o seu conhecimento é maior e consequentemente os resultados gerados são mais valorosos. Naquelas que você não conhece tanto, pode buscar profissionais que entendam mais ou consultores que podem te ajudar a estruturar cada uma das áreas  importantes da sua empresa. Assim, você conquista diferencial estratégico.

As suas funções dentro do projeto estão atreladas diretamente a um principal fator: o orçamento disponível. Um projeto capaz de captar investimento, já entra no mercado com especialistas em algumas áreas, onde o empreendedor pode até ter que se desdobrar no financeiro ou na administração de escritório, porém não será o “faz tudo” da empresa.

Nos projetos que estão começando com pouco ou nenhum investimento, a situação é um pouco diferente. Nessas condições, o empreendedor pode desempenhar as mais diversas funções, ou encontrar parceiros que trabalhem por remunerações futuras, como uma porcentagem dos ganhos da empresa.

De forma geral, o empreendedor deve conhecer como ninguém a sua empresa e o mercado na qual ela está inserida. Utilizando o exemplo da marca de alimentos veganos, não é necessário conhecer a composição química de cada produto. Porém, é sua função garantir que só chegue às lojas aquilo que está de acordo com as preferências e restrições do seu público. Para isso, fazer um plano de negócios pode ajudar e muito na hora de abrir um negócio.

Além do profundo conhecimento sobre a empresa e como ela interage com o mercado externo, o empreendedor deve garantir o alinhamento da equipe – a gestão de pessoas dentro da cultura da empresa. Esse é um dos conceitos mais importantes do empreendedorismo; a construção de uma mente mestra.

O termo utilizado por Napoleon Hill, consiste na união de diversas pessoas em direção a um objetivo comum, onde cada ação desse grupo de pessoas será unicamente motivada até a conquista traçada. Um desafio e tanto, né? Administrar personalidades diferentes, mentalidades complexas e desejos muitas vezes controversos.

Pensando no longo prazo, as funções do empreendedor se afunilam e ele pode seguir dois caminhos: continuar dentro da administração da empresa, em um posto executivo, se manter como sócio e ganhar os dividendos (remuneração periódica dada aos sócios e acionistas),  ou vender o seu negócio e aproveitar os lucros. 

Sabe os ganhos financeiros tão esperados? É nessa etapa, onde o negócio já está maduro o suficiente para ter uma alta lucratividade e ser bem quisto pelo mercado que eles de fato disparam. 

 

Como se preparar para empreender? 

O conhecimento é a chave do sucesso em qualquer atividade, com o empreendedorismo não é diferente.  De forma ortodoxa, graduações em áreas estratégicas são uma escolha incrível para a vocação. Lembrando que existem outras formas de adquirir conhecimento que são válidas, porém a bagagem da educação formal é única.

No curso de administração, por exemplo, o empreendedor terá recursos e ferramentas para assumir uma posição transformadora em todas as áreas da empresa, entendendo de forma profunda como funciona o mercado na esfera pública e privada.

A gestão político-legal é uma das mais complexas em qualquer empresa. Sendo assim, muitos empreendedores se diferenciam com a graduação em direito. O completo entendimento das leis e mecanismos legais que regulam o mercado é um grande diferencial em qualquer segmento, tendo em vista que muitas empresas perdem quantidades absurdas de dinheiro por não compreenderem os seus direitos e deveres. 

Uma das frases mais repetidas no mercado é “a propaganda é a alma do negócio”. Apesar de ter se tornado um clichê, essa frase é totalmente verdadeira. Tão importante quanto o que está sendo vendido é como isso está sendo vendido para o público. 

Um ótimo exemplo de como o conhecimento em marketing pode ser curinga na atividade do empreendedorismo é a história da empresa de lâminas de barbear DSC.

A Dollar Shave Club levou para o mercado americano um conceito diferente de produto: assinatura de lâminas de barbear por 1 dólar. A estratégia para vender o produto? Rivalizar com a líder de mercado Gillette, atacando não apenas a empresa, mas também os seus gastos astronômicos com o salário dos atletas propagandas, refletidos diretamente no custo do produto.

A estratégia foi a seguinte: Qual o maior medo do possível consumidor de lâminas tão baratas? A qualidade do produto. Porém, se o preço da lâmina de barbear referência no mercado pode ser explicada por gastos com atletas como o Roger Federer – citado na carta de vendas da DSC – então o preço está longe de ser um indicador de qualidade.

O resultado dessa estratégia foi a venda da empresa por 1 bilhão de dólares para o grupo Unilever. A graduação em marketing é uma ótima ideia para se preparar antes de empreender. 

Outras graduações para empreendedores são:

  • Comércio exterior
  • Gestão comercial
  • Ciências econômicas
  • Gestão comercial
  • Empreendedorismo – disponível em poucas faculdades no Brasil

 

Bons parceiros são fundamentais 

A jornada é longa na preparação para se tornar empreendedor e bons parceiros fazem toda a diferença. Três faculdades se destacam no mercado por incentivarem o empreendedorismo e lecionarem um conteúdo compatível com o que acontece no mercado e com didática para todo tipo de aluno. São elas: FGV, Insper e a Link – School of Business (LSB).

Essas três faculdades são referência no mercado, tanto para quem quer ser empreendedor, quanto para profissionais que querem seguir as áreas citadas, como administração e economia (exceto a LSB que é exclusivamente focada em empreendedorismo), e no futuro investir no seu próprio projeto.

Um dos destaques do Insper para os empreendedores é o Insper Angels. O Insper Angels é uma rede de investidores-anjo formada e gerida por ex-alunos do Insper. A entidade conecta os empreendedores com investidores engajadores.

Composta por mais de 250 investidores-anjo, essa rede de investimento já ajudou startups de segmentos como o alimentício e de serviços a conseguirem o investimento necessário para começarem ou expandirem as suas operações. É dentro desse ambiente prolífero a novas ideias e desenvolvimento de habilidades que os alunos do Insper passam os seus anos de graduação.

Na FGV, o principal destaque é a FGVCeen  – Centro de empreendedorismo e novos negócios. Focado em cultivar uma cultura empreendedora na FGV EAESP – Escola de administração de empresas de São Paulo – o grupo promove eventos, workshops, competições, concursos de casos, publicações, cursos, congressos e pesquisas. 

Além de um centro gerador de conhecimento, a FGVCenn promove o networking entre agentes de todas as áreas do empreendedorismo.

O vestibular de ambas as faculdades estão entre os mais concorridos do Brasil. Quer ser aluno dessas instituições? Então é melhor correr para o semi FGV/Insper, nosso cursinho totalmente direcionado para o processo seletivo das duas faculdades.  

Gostou do post? Aqui no Blog você encontra muitos outros conteúdos como este, sempre direcionados para o seu desenvolvimento pessoal e profissional, focando é claro no primeiro passo: o ingresso na faculdade dos sonhos.

Continue estudando:

Dicas para vestibular: 5 dicas que fazem a diferença 

+ There are no comments

Add yours