Tudo sobre o vestibular Insper para o segundo semestre

Tudo sobre o vestibular Insper para o segundo semestre


Os cursos de Administração, Economia e Engenharia estão entre os mais procurados pelo mercado, agregando diversas competências aos alunos. Se esse é o caminho que você deseja trilhar, é fundamental cursar uma Faculdade que adote o critério da excelência, tão importante na formação de profissionais dessas áreas.

O Insper é uma das instituições de ensino que traz o conceito de integração do conhecimento, transmitindo o conteúdo necessário para a formação técnica e teórica do profissional, somado ao desenvolvimento de competências fundamentais para o desempenho da função. Reconhecido pela sua metodologia única, o Insper é referência em excelência de ensino. Provavelmente você já assistiu na TV a opinião de algum especialista formado nessa faculdade.

Se você pretende ingressar no Insper, é hora de dar os primeiros passos. Bora lá! 

Como é o vestibular Insper no segundo semestre?

O vestibular Insper é a forma de ingresso nos cursos de Economia , Administração ou Engenharias. O vestibular para Direito, por enquanto, será realizado anualmente, para ingresso no primeiro semestre letivo de 2022.

Nesse processo seletivo, você poderá colocar Administração e Economia como 1ª e 2ª opções de curso.

Seguindo a tendência dos vestibulares, o próximo processo seletivo Insper será realizado 100% online, requerendo dispositivos com acesso à internet, microfone e câmera. Os requisitos técnicos e de conexão serão divulgados no site oficial do Insper, dia 30/04. 

A recomendação é realizar cada etapa do processo seletivo logo no início dos prazos. Como podem ocorrer problemas técnicos com os seus equipamentos, é essencial que exista tempo hábil para corrigi-los – seja trocar de computador ou de local para realizar a prova caso aconteça algum imprevisto.

No Edital do Insper, você confere todas as instruções para a identificação remota e posteriores etapas de testes. 

Além do vestibular, os futuros alunos do Insper também podem ingressar usando a nota do ENEM 2018, 2019 ou 2020, do SAT realizado entre agosto de 2019 e maio de 2021, ou pela combinação dessas formas de ingresso, caso esteja elegível segundo as regras da modalidade. 

Informações sobre o próximo Vestibular Insper 

Data de inscrições: de 11/03/21 a 26/05/21.

Taxa de inscrição: Tradicional: R$250,00. Enem e Sat: R$125,00.

Número de vagas: 

138 para Administração 

69 para Ciências Econômicas

43 para Computação 

43 para Engenharia Mecânica 

43 para Engenharia Mecatrônica

Documentos necessários: 

Identificação

Cédula de Identidade (RG) ou 

Carteira de Habilitação ou 

Registro Nacional de Estrangeiros (RNE) original com foto recente. 

Devem estar com fotos atualizadas e válidas em versão digital. 

Matrícula

Histórico escolar, conteúdo programático das disciplinas cursadas, com carimbo e assinatura do responsável da IES. 

Em caso de transferência, declaração de vínculo com Instituição de Ensino Superior ou diploma. 

Demais etapas, consultar o item 4.1 do edital Insper.

Data da Primeira fase: 13/06/21.

Data da Segunda fase: 09/07/2021 – 13/07/2021.

Divulgação do resultado: 21/07/2021.

 

Como funciona a primeira fase do Vestibular Insper? 

Essa fase é composta por quatro etapas para todos os candidatos: 

a identificação, o simulado, as provas e a validação.

Na identificação, o candidato deverá acessar um serviço eletrônico do Insper, submetendo as cópias dos documentos digitais exigidos. Na mesma etapa, o serviço eletrônico fornecerá as orientações para a instalação do software necessário para a realização das próximas etapas.

O simulado vai proporcionar ao candidato uma experiência similar à etapa de provas, testando o funcionamento do sistema e diminuindo aquele friozinho na barriga antes da prova pra valer. 

As provas, realizadas no dia 13 de junho de 2021, testam seus conhecimentos. A data reservada aos candidatos treineiros, dia 20 de junho de 2021, também poderá ser utilizada como data de contingência para candidatos regulares. 

A validação é a legitimação por meio da interpelação oral dos conhecimentos abordados nas provas. A avaliação será realizada por professores selecionados pelo Insper. 

 

Provas da 1ª Fase

As matérias exigidas nas provas da primeira fase variam conforme o curso. 

Para os candidatos aos cursos de Administração, Economia e Engenharia, o conhecimento é avaliado por meio de provas de Linguagens e Códigos e de Matemática. 

Para os candidatos aos cursos de Engenharia, há também avaliação de conhecimentos de Ciências da Natureza. 

Todas as provas são compostas por 30 questões cada. Pelo menos 24 questões precisam ser obrigatoriamente respondidas. 

As questões podem ser: 

– de múltipla escolha, com cinco alternativas cada uma, com apenas uma opção correta;

– de respostas simples, que trazem um campo em branco, que deve ser respondido de acordo com o que for pedido. 

Na hora de acessar a prova, faça isso com antecedência. Verifique a estabilidade da sua conexão antes e durante a prova e evite que outras pessoas estejam utilizando a rede ao mesmo tempo. Sabe o jogo online do seu irmão? Ele pode atrapalhar a sua conexão.

Além de verificar a internet, acesse a prova com 60 minutos de antecedência. Estes minutos permitem que possíveis erros sejam identificados e corrigidos antes do seu tempo de avaliação começar a correr. 

 

Atenção com as etapas da segunda fase do Vestibular Insper

A convocação para a segunda fase – que também será online – ocorre em 05 de julho de 2021. Você deve agendar sua participação entre 05 e 07 de julho de 2021, para realizá-la entre 09 e 13 de julho de 2021. Fique atento, o prazo é curto e a disponibilidade de horários é conforme a entrada no sistema. Ou seja, quanto mais cedo você agendar sua participação, maiores serão as disponibilidades de dias e horários.

As quatro etapas da segunda fase do vestibular Insper são:

Desafio de Design: Atividade não avaliativa, em que você irá interagir com os outros concorrentes e conhecerá a proposta educacional do Insper.

Arguição oral: você será sabatinado por uma Banca de Avaliação do Insper. As perguntas são direcionadas aos conhecimentos gerais. Essa é uma etapa essencialmente oral, então esteja preparado para uma boa comunicação. O objetivo dessa fase é avaliar a capacidade de aprendizado de determinado assunto. Ter a mente aberta para entender e absorver opiniões adversas é essencial. 

Dinâmica em grupo:  Debates em grupos formados por até 6 candidatos. O objetivo dessa etapa é avaliar a comunicação assertiva, o pensamento crítico e a interação com as pessoas. Os temas são propostos pela Banca de Avaliação do Insper.

Redação: Prova escrita baseada em temas de conhecimentos gerais, realizada por todos os candidatos e avaliada por uma Banca Examinadora de acordo com a proposta. 

O gênero textual exigido é o dissertativo-argumentativo. A capacidade crítica, o respeito à gramática da língua portuguesa e o uso da ortografia de acordo com a norma culta também serão avaliados. Atenção com o número de caracteres: no mínimo 1000 e no máximo 3000 caracteres, incluindo espaços.

 

Como é calculado o resultado da prova Insper?

São convocados para a segunda fase 3,2 candidatos por vaga, como descrito a seguir.

As notas dos candidatos nas provas são convertidas para uma escala que vai de 200 até 1000 pontos. Para a convocação para 2ª fase, o peso de cada uma das provas na composição da nota dentro dessa escala varia de acordo com o curso escolhido.

Para os cursos de Administração e Economia, o peso da prova de Matemática é de 70% e de Linguagens e Códigos 30%. Para os três cursos de Engenharia e o curso de Direito (disponível no próximo vestibular), o peso de cada prova é igual, totalizando ⅓. 

Para todos os cursos, serão eliminados os candidatos que tiverem: 

  • zero acertos em qualquer uma das provas das áreas de conhecimento;
  • menos de 24 questões respondidas em qualquer uma das provas
  • média da Primeira fase menor do que 400 na escala de 200 a 1000

 

Prepare-se para o Vestibular com o CPV, o líder em aprovações no Insper 

O seu sonho é estudar no Insper? Percebeu que ser aprovado numa das principais faculdades do país não é tarefa fácil? 

Felizmente, estamos aqui para ajudar você. Clique aqui e conheça as turmas do CPV.

Somos líder em aprovações no Insper e na FGV, referência em qualidade do ensino e suporte ao aluno. Pegamos na sua mão até a porta do vestibular. 

Este conteúdo foi útil? Compartilhe-o. Abraços e bons estudos. 

+ There are no comments

Add yours