As competências necessárias para a formação de um líder

As competências necessárias para a formação de um líder


O líder é aquele que está à frente de equipes vencedoras. Independente da área de atuação ou fase da vida acadêmica/profissional, a liderança pode ser o seu diferencial. Além de conhecimento técnico, algumas competências socioemocionais são fundamentais na formação desse tipo de pessoa.

Pensando nisso, separamos o que é fundamental para a formação de um líder. Essas dicas servirão para despertar alguns sentidos de inspiração e motivação em você. Confira. 

O que é liderança?

Vamos começar pelo início, pelo conceito de liderança. 

Liderar é a capacidade de direcionar um grupo de pessoas para um objetivo comum. 

Isso envolve a distinção de funções e da capacidade de cada indivíduo, motivação e constante inspiração, para que todos os liderados tenham o melhor desempenho possível.

Pense na figura de um navio. O líder é como o capitão, responsável por delegar as tarefas para que a viagem de todos seja a mais tranquila possível. Essa designação envolve diversos fatores, como: qual dos tripulantes é o mais indicado para organizar o convés, a verificação da estrutura da embarcação e a constante orientação da equipe para a correção de erros e redirecionamentos.

O conceito de liderança é constantemente associado a cargos formais de autoridade, como o CEO de uma empresa ou o professor em sala de aula. Porém, na prática, o líder é aquele que se posiciona como referência, servindo de exemplo e guia para os demais. 

As exigências em relação a esse perfil de pessoa são cada vez maiores, não se restringindo apenas à construção de um planejamento, por exemplo. É importante ressaltar que não existe apenas um tipo de liderança, ou modelo ideal na aplicação dessa influência. 

Um bom exemplo de como os modelos de gestão abrangem formas cada vez mais diferentes de comandar é a empresa de software da Argentina, 10pines. A administração dela é horizontal, ou seja, não tem uma hierarquia rígida. A decisão sobre os salários na companhia é definida pelos próprios funcionários.

Ariel Umansky, um dos membros da equipe, recusou aumento do seu salário em duas oportunidades: “Me senti meio inseguro e exposto por estar (num patamar) próximo ou até acima de pessoas que considerava ter um desempenho melhor do que eu”.

Uma questão complexa como a conversão monetária do desempenho de um funcionário foi resolvida de forma diferente. Mas isso significa que nesse ambiente não existe liderança? Muito pelo contrário. A empresa possui sócios que são os responsáveis por desenhar esse tipo de estratégia. Além disso, dentro da própria equipe de funcionários, os melhores quadros se destacam, como explicado por Umansky.

As competências de um bom líder

Mesmo com diferentes perfis, algumas características são traços comuns na formação de lideranças. Confira 5 das principais competências de um bom líder.

1 – Inteligência emocional: Todos nós, antes de sermos um profissional, somos um ser humano. Assim, tanto o líder quanto os seus liderados passam por situações emocionalmente desgastantes. Uma reunião importante, resultados abaixo do esperado ou apenas o cansaço do dia a dia de trabalho são fatores que podem despertar emoções complicadas de se lidar.

Nesses momentos de pressão e instabilidade é que se percebe a inteligência emocional. 

A capacidade de tomar boas decisões, mesmo nos momentos mais complicados, é o que define a inteligência emocional. Essa competência divide-se em cinco áreas: capacidade de detectar um sentimento, de lidar com o sentimento, automotivação, reconhecimento da emoção das outras pessoas e as habilidades em construir relacionamentos interpessoais.  

2 – Comunicação: Essa é a característica mais facilmente identificável em um líder. 

A capacidade de se comunicar vai muito além de uma boa oratória em público. Um bom líder consegue transmitir a mensagem certa para todos os públicos. Seja em uma conversa informal, ou em reuniões importantes, a comunicação faz toda a diferença.

Essa habilidade também está sendo analisada pelas faculdades. Vestibulares como o da FGV, do Insper e da ESPM já cobram dos alunos a desenvoltura na comunicação. A grande dica para melhorar essa competência é enxergar a perspectiva alheia, seja conversando com pessoas diferentes, assistindo a filmes ou lendo livros. Confira aqui um manual completo para falar em público.

3 – Organização: Tarefas de longo prazo exigem organização. Ao assumir um posto de liderança, a organização vai além do que aquilo que deve ser feito por você, expandido-se a todos os demais participantes do projeto. 

A organização é outra competência que começa a ser desenvolvida cedo. Na preparação para uma semana de provas, por exemplo, os alunos com as melhores notas são aqueles que conseguem reservar tempo para estudar as matérias que serão exigidas de maneira  proporcionalmente equilibrada.

4 – Walk the talk: O termo em inglês pode parecer estranho, mas em tradução livre fica mais simples de entender, essa é a competência do “praticar o que você prega”. O alinhamento entre o discurso e as ações tomadas é fundamental para um líder, pois assim os liderados enxergam valor nas suas palavras, compartilham da mesma visão de futuro e, principalmente, trabalham no fortalecimento dos laços de confiança.

Mesmo que falar não seja tão simples assim (vide a competência de comunicação), o mais difícil é colocar o discurso em prática. Desenvolva essa habilidade na sua vida, pois com certeza suas relações profissionais e pessoais serão muito mais verdadeiras e proveitosas. 

5 – Ética e humildade: Todas as competências até aqui são fundamentais para a formação de líderes, porém nenhuma delas pode ser colocada em prática sem dois fatores: ética e humildade. São essas duas qualidades que permitem o desenvolvimento retroativo de qualquer habilidade. A frase é complicada, mas o seu conceito é simples: com ética e humildade, nós somos capazes de identificar nosso erro, buscar as raízes da sua ocorrência e encontrar soluções para que isso não aconteça novamente. Sabe aquela frase do Alfred para o Batman “Nós caímos para aprender a levantar” ? Essa é a lição.

Ter ética nas suas ações e humildade em admitir cada falha é o que torna as pessoas extraordinárias, independente da etapa da vida acadêmica ou ramo profissional escolhido.

A habilidade de liderança é um diferencial nos vestibulares? 

Alguns vestibulares já analisam as competências citadas no seu processo seletivo. Porém, em todos os vestibulares, as características de liderança podem ajudar você a conquistar a tão sonhada vaga. 

Lembra que no começo do texto dissemos que o líder não necessariamente é quem ocupa um cargo de poder? Pois bem, a liderança começa por si próprio.

Tomar as rédeas da sua rotina exige liderança. A inteligência emocional em manter a calma durante a preparação para as provas, a capacidade de se comunicar ao formular perguntas para os professores, a organização no planejamento dos estudos, o Walk the talk em cumprir tudo aquilo que foi proposto e a ética e a humildade durante toda essa jornada. 

O começo da vida acadêmica é um momento único e cheio de dificuldades. Porém, desenvolvendo algumas habilidades específicas, é possível aproveitar ao máximo esse período e conquistar todos os resultados desejados. 

 

Fontes:

Administradores.com – 8 principais competências de um líder: https://administradores.com.br/artigos/8-principais-competencias-de-um-lider

BBC News – Odeia liderar? A resposta pode estar na sua infância: https://www.bbc.com/portuguese/vert-cap-52223898

BBC News – O poder da liderança silenciosa: por que os introvertidos podem ser bons chefes: https://www.bbc.com/portuguese/geral-56267034

BBC News – Como despertar seu espírito de liderança: https://www.bbc.com/portuguese/noticias/2015/03/150309_vert_cap_lideranca_ml

Intelligenza. It – Formação de líderes: como preparar os funcionários para a liderança? 

https://intelligenzait.com/formacao-de-lideres-como-preparar-os-funcionarios-para-a-lideranca/

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